“O Homem cria, não porque gosta, e sim porque precisa; ele só pode crescer, enquanto ser humano, coerentemente, ordenado, dando forma, criando.”

Fayga Ostrower

 

De acordo com a definição da American Art Therapy Association (1993), a Arte Terapia oferece oportunidades para o desenvolvimento de potencialidades pessoais por meios verbais e não-verbais, através da re-equilibração dos recursos físicos, cognitivos e emocionais em experiências terapêuticas com linguagens artísticas variadas.

O uso da arte como terapia implica que o processo criativo pode tanto reconciliar conflitos emocionais, como facilitar a auto-percepção e o desenvolvimento humano.

Os meios mais utilizados são as artes plásticas (pintura, desenho, modelagem), as artes corporais (dança e teatro), a música (com utilização de instrumentos musicais, voz/canto ou audição musical), os fantoches/marionetes, contos de fadas, a escrita livre e criativa, entre outros.

A Arte Terapia vem sendo aplicada com sucesso no campo das profilaxias e reabilitação da saúde mental e física.

Nas últimas duas décadas vem crescendo muito sua aplicação com o objetivo de prevenção e tratamento de distúrbios emocionais.

Vários benefícios da Arte Terapia são conhecidos mundialmente como: aumento da criatividade e senso estético, melhor integração consigo e com a realidade externa, aumento da auto-estima, desenvolvimento pessoal e estética da singularidade – restituidora do equilíbrio emocional.

 

Benefícios da Terapia pela Arte

  1. Melhora a comunicação consigo mesmo e com o outro;
  2. O cliente se torna independente do terapeuta pois é ativo, cria nas sessões;
  3. O tempo do tratamento é menor pois a transferência é reduzida, a atividade diminui o valor desta;
  4. Favorece a busca da harmonia e do equilíbrio da vida;
  5. Facilita o diagnóstico propiciando leitura de material pré e inconsciente através de imagens pictóricas, sonoras e táteis.
  6. Aumenta a espontaneidade e a criatividade positivamente orientadas.